terça-feira, 6 de abril de 2010

Recomeçar Parte 02


Bom dia a todos os queridos amigos e irmãos em Cristo, saúdo a todos com a graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.

Agradeço mais uma vez a todos os que visitaram o blog ontem, fiquei muito feliz pois foi um dos dias com mais acessos desde que começamos nosso blog.

Como havia falado ontem, hoje continuaremos a meditar na história de Nicodemos e a necessidade do ser Humano de recomeçar. hoje vamos aprender que esse recomeçar é o chamado Nascer de novo.

Leiamos novamente nosso texto

João 3: 1 ao 15

1
¶ E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Ontem vimos que não adianta apenas acreditar na existência de Deus, e que Jesus Cristo foi enviado por Deus, é necessário nascer de novo para ver o reino de Deus. Nicodemos havia reconhecido que Jesus Cristo verdadeiramente era o enviado de Deus, afinal os sinais que ele realizava não poderiam acontecer se Deus não estivesse com ele.

Mas Jesus mostra que isso de nada adianta se não houver um novo nascimento.

Hoje vamos partir para um segundo ponto.

Vamos começar fazendo a mesma pergunta que Nicodemos fez:

4
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus Cristo em suas pregações geralmente utilizava parábolas e figuras de linguagem para suas explicações.

No versículo 3 Jesus faz uma metáfora relacionada a um novo nascimento, porém Nicodemos entende a mensagem literalmente como um novo nascimento no ventre de uma mãe.

5
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Versículo 5 Jesus completa, aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Jesus Cristo explica para Nicodemos que é necessário ao homem não voltar ao ventre de sua mãe e nascer novamente, Mas um nascimento espiritual, uma conversão em sua vida, recebendo a Cristo como seu salvador e passando a ser morada do Espírito Santo.

Quando aceitamos Cristo como nosso Senhor e Salvador, vivemos esse novo nascimento e nos tornamos novas criaturas.

Vs 6
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

O que é nascido da carne, e o que é nascido do Espírito.

Amados, como vimos em mensagens anteriores, todos nos pecamos e precisamos de um arrependimento sincero em nossas vidas. Da mesma forma todos nós nascemos na nossa carne, vivendo na busca da satisfação dos prazeres da mesma.

Quando Cristo nos ensina que devemos nascer de novo, ele não está falando sobre a volta ao ventre, e sim sobre o nascer no Espírito aceitando a Cristo e vivendo em novidade de Vida.

Que possamos entender que não existe nenhuma exceção, toda a humanidade precisa não só reconhecer que Jesus é o filho de Deus enviado para nos salvar, como também é preciso nascer de novo, nascer no espírito pois só assim poderemos estar aptos para adentramos o reino celestial.

7
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

Jesus Cristo nos diz claramente, é necessário nascer de novo.

É necessário abandonarmos o velho homem;
É necessário abandonarmos nossos pecados de estimação
É necessário arrependimento sincero, e uma conversão verdadeira.

Muitas vezes escuto, “eu até tento mudar, mas é muito difícil não consigo”. Amigo, Ore! Peça a Deus, busque incessantemente e com toda certeza ele lhe ajudara.

Amanhã continuaremos estudando essa história e veremos que até os mais “sábios” e “bondosos” também precisam nascer de novo

Que a palavra do nosso Deus possa ter encontrado morada firme em nossos corações. Amém







Nenhum comentário: