sexta-feira, 9 de abril de 2010

Preguiçoso



E vamos chegando a mais um final de mais uma semana, e então como foi a semana de vocês? Espero que tudo na santa paz de Deus.

Com a chegada do final de semana, muitos são os planos, diversas as programações e algo em comum dentro desse contexto que é a animação.

Aquela pessoa que passou a semana cansada, quando chega no final de semana rapidamente recupera suas energias, e ao invés de um bom descanso corre para uma casa de show. Já comentamos aqui que a segunda feira é considera como o dia da preguiça, porém para muitas pessoas todos os dias é o dia da preguiça.

Acredito que todos nos temos um pouco ou muito de preguiçoso, a diferença está na capacidade de limitar a influência dela em nosso dia-a-dia.

Algumas pessoas logo quando acordam já estão em alerta, outras vão acordando durante o dia, todos temos nossas características pós sono.

Diante de um tema tão presente no nosso dia-a-dia vamos ver o que a palavra de Deus fala sobre esse tema.

Vamos ler algumas passagens:

Provérbios 6:6 ¶ Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.

A palavra de Deus usa o exemplo das formigas como a representação de um trabalhador, vocês já viram um inseto para trabalhar mais que a formiga? Eu particularmente sempre tive interesse na vida das formigas, a sua organização, disciplina, espírito de equipe dentre outras qualidades.

Quem aqui quando criança não ouviu a história da formiguinha trabalhadora, a palavra de Deus diz: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, olha para seus caminho, e sê sábio. Insetos tão pequenos que trazem uma grande lição para nossas vidas.

Provérbios 6:9
O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?

Até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? O preguiçoso sempre quer dormir mais um pouco, e mesmo quando existem responsabilidades a serem cumpridas, a preguiça é maior.

Existem pessoas que até tentam, mas não conseguem vencê-la. A preguiça não agrada a Deus, não é a toa que temos na bíblia várias referências relacionadas a esse assunto
Provérbios 10:26
¶ Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.

Observem que expressões fortes: Fumaça para os olhos, vinagre para os dentes.

Conseguem imaginar o quanto deve ser ruim? Pois bem, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.

Muitas vezes o ser humano não entende o porquê sua vida não prospera e constantemente reclama dos dias e das estações. Não entendem que a sua falta de atitude e determinação influenciam diretamente no resultado de suas ações.

Aprendemos em meditações passadas, que não adianta o homem dar o sangue, ser esforçado trabalhador, sem a providência divina não haverá um sucesso pleno. Da mesma forma acontece com aqueles que esperam no Senhor, porém são preguiçosos e não param de esperar.

A palavra de Deus nos ensina, o quanto devemos ser diligentes com nosso tempo, trabalho e responsabilidades, devemos ser pessoas dispostas e a preguiça deve estar longe do nosso dia-a-dia, entregando tudo nas mãos do Senhor e pedindo sua orientação para todas nossas atividades.
Por Natanael Oliveira

Nenhum comentário: