sábado, 17 de abril de 2010

A Primeira Pedra


Graça e Paz amados amigos e irmãos em Cristo, hoje quero falar sobre um assunto que não é nem um pouco novo, e que todo mundo já esteve nos dois lados dessa história.

Quero falar sobre "acusação" "apontar o dedo", "julgar", todos nós em algum momento de nossas vidas já chegamos a ser apontados por algum erro que haviamos cometidos, como também todos nós já falamos sobre o erro de alguém. Alguém discorda?

Essa é uma pratica tão antiga em nosso mundo, e a mesma vem se renovando com a tecnologia, antigamente para se falar do erro de alguém com outras pessoas tinha que esperar para vê-las ou então fazer uma ligação. Hoje com o mundo digital, a fofoca e o falar mal também ficaram digitais e assim surgiu a Fofoca Online.

Hoje vamos meditar em uma história bastante conhecida na biblía onde trata exatamente sobre esse assunto. Acusar,falar mal e julgar.

Leitura de Hoje: João 8:1 ao 11

1 ¶ Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras.
2 De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.
3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,
4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.
7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.
8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.

Podemos observar nessa história não só uma grande lição de perdão, como também podemos ver o quanto muitas vezes nos agimos como agiram nessa história os escribas e os fariseus.

Quero chamar atenção para dois pontos.

Primeiro Ponto: Falar para Todos.

3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,
4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.

Observem estes versículos, aqueles homens levaram aquela mulher até a presença de Jesus Cristo, mas é notório no texto de que eles estavam fazendo daquele momento uma grande "atração" o versículo 3 fala que eles colocaram a mulher em pé na frente de todos, claramente a intenção deles não era apenas de fazer o que era "correto" segundo a lei, eles tinham o desejo em seus corações de condena-la severamente pelo seu pecado.

Muitas vezes queridos, quando algum de nossos conhecidos ou até mesmo alguem que nos não temos contato erra. além de condenarmos com nossas palavras, promovemos um verdadeiro jurí popular onde vários juizes condenam pessoa que cometeu tal erro.

Vamos ver agora a resposta de Jesus Cristo sobre aquela acusação:

7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.

Segundo Ponto: Aquele que dentre vós estiver sem pecado.

Jesus Cristo com apenas uma frase conseguiu desarmar todos aqueles homens, "Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra".

Reparem no que aconteceu quando Jesus Cristo disse essa frase.

8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.

"Acusados pela própia consciência" aqueles homens eram tão pecadores como aquela mulher, e por esse motivo não tinham autoridade nenhuma para arremessar se quer uma pedra sobre ela.

Romanos 3: 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Dá mesma maneira acontece conosco, sabemos que todos nos somos pecadores, humanos, falhos. Erramos várias e várias vezes, e por este mesmo motivo acusados por nossa própia consciência.

Deveríamos jogar as pedras no chão e deixarmos de fazermos o que muitas vezes temos feito que é o fato condenarmos alguém que erra.

1 Coríntios 10:12
Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.


E por fim. o Perdão de Jesus Cristo.

10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.

"Vai e não peques mais"

Jesus Cristo, deu a mão para alguém que estava pracitamente no fim de sua vida, alguém que estava sem nenhuma perspectiva de vida, ela havia cometido um pecado terrivél e por isso seria morta, as armas(pedras) já estavam apontadas para ela.

Era uma questão de tempo para o inicio de sua sentença de morte, uma morte lenta e dolorosa. Mas quando tudo estava perdido, e o julgamento chegou até a resposta de Jesus, ela foi salva.

Aquela mulher que há poucos instantes estava a beira da morte, agora tinha uma nova chance, tinha uma nova oportunidade de fazer diferente e não repetir mais os mesmos erros.

Jesus Cristo lhe diz, Nem eu tampouco te condeno, Vai e não peques mais.

Querido amigo, a história dessa mulher, pode está sendo a sua história, não importa o tamanho do pecado que você tenha cometido, nem se todos estão lhe condenando e julgando por seus erros. Jesus Cristo te dá uma chance, de fazer diferente.

Jesus Cristo pode olhar para sua vida e dizer, nem tampouco eu te condeno, vai e não peques mais.

É preciso um arrependimento sincero e o reconhecimento que somente através de Jesus Cristo e do seu sacrifício na cruz podemos ser perdoados por nossos pecados.

Existe uma grande transformação em nossa vida quando reconhecemos que somos pecadores, e ouvimos a voz de Deus e buscamos viver uma vida segundo a sua vontade, buscando não pecar.


Deus dá uma chance, uma escolha. Mudar ou continuar no erro. A escolha é Sua.




Por Natanael Oliveira
http://naoexistenadamelhor.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Com Certeza ... só existe apenas um tranformador ..Jesus Cristo!!Amigo incomparavel pra todas as horas.