sábado, 20 de fevereiro de 2010

“Não Existe Nada Melhor, Do Quer Amigo de Deus.”

“Não Existe Nada Melhor, Do Quer Amigo de Deus.”

Quem aqui não se recorda dos tempos de criança? Um tempo em que não havia preocupações nem grandes “responsabilidades”.

As Crianças criam laços fortes de uma amizade intensa e sincera, onde passar dias brincando com os amigos é a principal atividade.Falando em amizades de infância permitam-me fazer uma pergunta.

Quantos amigos de infância são seus amigos até hoje? Vou mudar a pergunta, quantos amigos de infância você manteve aquela mesma amizade até hoje? Poucos? Nenhum?...

Infelizmente essa é uma grande realidade na vida de muitas pessoas, afinal nos crescemos, nos mudamos de bairro,cidade, conhecemos novos amigos e acabamos perdendo contato com os amigos e a amizade começa a esfriar, até chegar um ponto que o dialogo que antes era de horas de conversa, quando se encontram não passa de um “Oi, Tudo Bom?.

Quero falar de uma Amizade, mais sincera e pura que uma amizade de criança, uma amizade que a distância nem o tempo podem acabar com ela.

Estou falando da Amizade com Deus.

Vamos Meditar no Capitulo 15 do Evangelho de João Versículo 1 ao 17.

Versículos-Chave 13 a 16

13

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

16

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Atributos de uma Verdadeira Amizade, se eu pedisse a vocês que me dessem alguns Atributos (Qualificações) que representasse uma verdadeira amizade, o que vocês me diriam?

Existem várias qualidades que podem tentar descrever uma verdadeira amizade, posso enumerar 3 delas.

1º Amor

Toda amizade verdadeira, possui esse tão belo e importante atributo, o Amor. O Verdadeiro amor que damos o nome de Amor Ágape.

Ao contrario do Amor Fileo, onde a pessoa retribui o amor à medida que recebe. O Amor Ágape é o amor incondicional o amor que Cristo tem por nós.

Em toda a bíblia temos inúmeras demonstrações de Amor de Deus por nós. Um exemplo bem clássico de João 3:16 que Diz “ Deus Amou o Mundo de Tal Maneira que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna.”

Podemos então entrar no Segundo Atributo da Amizade Verdadeira.

2 º Doação

1. Transmissão gratuita de bens ou de qualquer quantia ou objeto! que constitui propriedade.

2. Coisa doada.

3. Documento de doação.

Acima vemos 3 definições para a palavra doação, quero destacar uma palavra utilizada na primeira descrição onde diz, “Transmissão Gratuita” e a 2º “Coisa Doada”.

Nos dias de Hoje a doação é vista como ato de nobreza, caridade, afinal você ajudar alguém é um ato de solidariedade, bondade, Mesmo que a doação que seja de roupas velhas que ninguém mais usa, ou resto de comida ou objetos.

Quero falar de uma Doação, que nenhum dinheiro pode comprar e é citado no versículo 13 que fala de dar a Própria Vida. Vamos ver o que diz na leitura.

13

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Percebam que um atributo interage com o outro, Ninguém tem maior Amor do que este, dar a vida pelos amigos. Ou seja não existe uma demonstração maior de amor que essa. Doar. E a doação sincera só se torna possível quando se existe o Amor Sincero.

3º Compartilhar

15

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Jesus nos mostra outro atributo para amizade, percebam que ele nos diz que: Não nos chamaria de servos, pois o servo não sabe o que o seu senhor faz. Mas Amigos, por que tudo que ouviu do Pai ele nos tem feito conhecer. Portanto Deus compartilha conosco sua verdade, através do seu Filho Jesus Cristo.

Agora que observamos 3 atributos dos vários que poderíamos citar, podemos partir para um outro ponto muito importante. Para isso vamos ler novamente nosso texto, agora lendo a partir do versículo 12 ao 17.

12

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

16

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

17

Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Vamos fazer uma associação de Versículos 12 e 14 e 17

12 – O Meu Mandamento é Este que vos ameis uns aos outros.

14 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

17 – Isto vos mando: Que Ameis uns aos Outros.

Observem que ensinamento tremendo, Jesus nos fala Querem ser meus amigos? Então obedeça o meu mandamento. E ele mesmo diz qual o mandamento, por duas vezes.

Vs – 12 e 17

Amem uns aos Outros. Amem uns Aos Outros.

No Versículo 12 – Ele apresenta o mandamento.

No Versículo 17 – Ele nos diz: Isto Vos Mando.

A Palavra de Deus, nos mostra mais uma vez, o grande amor de Deus por nós no versículo 16.

16

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

O Versículo 16, nos diz que não fomos nos que decidimos escolher a Deus mas ele na sua infinita misericórdia e amor nos escolheu para ele.

E ele completa dizendo o motivo pelo qual fez a escolha. Para que nós déssemos frutos e o nosso fruto permaneça. Afim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

A partir disso me vem uma pergunta em mente.

Quais são os nossos Frutos? Aonde estão? Em que nós estamos gastando a nossa saúde dada por Deus? A nossa inteligência dada por Deus?

Será que nos estamos realizando o propósito de Deus para nos ter escolhido? Ou será que nossa atual preocupação é com a faculdade, o trabalho o namoro, casamento? E gastamos tanto tempo e energia com essas prioridades que deixamos de obedecer o mandamento que Cristo nos Deixou, de Amarmos uns aos outros?

Afinal qual prova maior de Amor e Amizade do que Falar de Cristo para os nossos amigos e familiares? Qual demonstração maior de carinho do que falar de um Amigo que nunca esquece de ninguém.

De um amigo que nunca está ocupado para lhe ouvir

De um amigo que não esta fazendo um trabalho da faculdade, e por isso não pode lhe atender.

Deus não está ocupado como nós estamos para ouvir o clamor do mundo.

Deus não está com outras prioridades. Pois a prioridade dele é nos salvar da condenação eterna.

E essa deveria ser a nossa prioridade, dar Frutos como diz no versículo 16. Frutos eternos, esse frutos eternos são as almas que levamos para cristo. Não são as riquezas que conquistamos na terra, liguem a televisão e vejam para onde estão indo os carros, as casas, as riquezas. Para debaixo da terra,.virando lixo.

Lembram do começo da nossa meditação, onde falamos das amizades de infância? Amigos que eram como irmãos e hoje pouco contato existe.

Será que é dessa forma que agimos com nossos irmãos? Descartamos amizades antigas por novas, fazemos uma rotatividade de amigos e esquecemos de pessoas que muitas vezes só tinham você como amigo. E você o trocou por um novo “coleguinha”

Que nós possamos Lembrar que não existe amizade mais verdadeira do que a de Deus para Conosco.

Pois ele nos Ama;

Deu seu Filho por Nós;

E compartilha sua glória conosco através de Jesus Cristo.

E que possamos usar esse exemplo em nossas vidas para obedecermos o seu mandamento de Amar o Próximo.

E jamais esquecer o motivo pelo qual nos fomos escolhidos por ele. E acreditarmos na promessa que ele nos faz quando nos diz que:

16

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

A fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao meu Pai ele vo-lo conceda.

Que Deus nosso amigo Verdadeiro vos abençoe grandemente. Amém.

Por: Natanael Oliveira

Música: Amigo de Deus

http://www.youtube.com/watch?v=RZpaSu9tHg8&feature=related

Nenhum comentário: