quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Não fale demais, e evite quem muito fala.

Creio que todos nos conhecemos pessoas, que podemos dizer que “falam pelos cotovelos “ não é verdade? Em alguns momentos, nos mesmos somos dignos de assim sermos chamados.

Muitas pessoas falam pelos cotovelos, falando delas mesmo, outras falam de outras pessoas e existem aquelas que contam segredos de outras pessoas. A essas pessoas damos o nome de “fofoqueiros” a Bíblia denomina essas pessoas como “tagarelas”. Isso mesmo a bíblia fala sobre esse tipo de pessoa.

Provérbios 20: 19

19 O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.

Em outra versão diz:

19: O que anda mexericando revela segredos; pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios.

Cuidado com o muito falar

A bíblia nos mostra, que aqueles que muito falam acabam revelando segredos. Existem pessoas que são um verdadeiro plantão de notícias online, atualizados de todas as novidades e repassando para quem quiser ouvir. E sempre com aquela frase: “ Não conta para ninguém.”

Evite essas pessoas

O fato é que a bíblia condena tal atitude, e adverte para que fiquemos longe de quem muito fala. “pelo que não te metas com quem muito abre os seus lábios”

Quando sempre ouvimos tudo o que essas pessoas nos contam, de certa forma estamos contribuindo, para que ela continue com tal atitude.

Na verdade, deveríamos advertir para que tal comportamento seja modificado. O problema é que muitas vezes, além de escutarmos, comentamos e repassamos as “noticias” e assim temos a mesma atitude de um “tagarela” ou “ mexeriqueiro”.

Lembre-se o seu melhor amigo, também tem um melhor amigo. E assim sucessivamente.

Fale com prudência

O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína. Provérbios 13:3

A bíblia nos ensina a falarmos com sabedoria, sem excessos e sempre ouvindo mais do que falando. Afinal não é a toa que Deus nos fez com dois ouvidos e apenas uma boca.

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma na presença de Deus; porque Deus está no céu, e tu estás sobre a terra; portanto sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5:2

A boca fala do que o coração está cheio

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Lucas 6:45

Que nos possamos aplicar este ensinamento em nossas vidas, e que possamos evitar estar envolvidos em rodas de conversas no qual o assunto é sempre o mesmo: falar de outras pessoas. Que nos possamos ser fontes de assuntos produtivos e canais de bênção para a vida dos nossos amigos e familiares.

Que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário: