sábado, 6 de março de 2010

A quem eu Devo Agradar?

A quem eu Devo Agradar?

É comum ouvirmos ou até mesmo falarmos a tão famosa frase que já se tornou até um dito popular, quem nunca ouviu a frase: “Nem Jesus agradou a todos, imagine eu”.

Essa é uma típica frase defensiva quando em algum momento alguém nos acusa, ou critica por algo que não concordamos, na verdade muitas vezes usamos isso como uma desculpa para não aceitar criticas que poderiam ser até construtivas.

O Assunto que hoje gostaria de tratar com vocês amados amigos e irmãos, é exatamente esse: Agradar. Vimos a pouco uma frase utilizada por várias pessoas quando querem se defender de algum tipo de acusação.

Vamos analisar um pouco essa frase: “ Nem Jesus Agradou a Todos”. Se formos analisar essa frase podemos notar alguns pontos interessantes, vou citar alguns:

“Nem Jesus”

Quando dizemos que nem Jesus, estamos colocando o Senhor Jesus Cristo como superior que é mais do que correto.

“Nem Jesus que é o Senhor Cristo agradou a todos, imagine eu”

A questão aqui colocava acaba sendo um pouco distorcida, afinal Jesus Cristo deu todos os motivos para que as pessoas se agradecem com sua presença, afinal qual era o mal que Jesus fazia para as pessoas? ele veio para trazer a palavra de Deus, curar, salvar os perdidos, uma missão tão nobre que acabou causando revolta e indignação ao ponto de ser crucificado.

E o motivo pelo qual ele não agradou a todos, foi o fato de Jesus ter buscado agradar a Deus. E é sobre isso que vamos meditar hoje, a quem nos queremos agradar, Deus? Aos homens? A sociedade?.

Texto de Hoje:

João 15: 18 aos 27

18

¶ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

19

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

20

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

21

Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

22

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

23

Quem me odeia odeia também a meu Pai.

24

Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.

25

Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

26

¶ Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

27

e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Jesus cristo fala de um sentimento que o mundo tem com relação a nós que na verdade refere-se a um sentimento relacionado a Deus.

Quando Jesus cristo nos fala no versículo 18.

18

¶ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

O texto mostra exatamente o que falamos a pouco, Jesus nos diz assim: se vocês se sentem odiados saibam que antes de odiarem vocês odiaram a min.

Quando paramos para refletir sobre esse versículo pensamos a respeito e podemos pensar: ah, mas eu não sou odiado, pelo contrario as pessoas até gostam de min, acham que sou uma pessoa bacana, isso não acontece comigo.

A questão aqui amados amigos é bem mais complexa, levando para uma questão bem mais especifica podemos perceber que o mundo de uma maneira geral, odeia a Deus sim, e principalmente a sua palavra. Isso pode parecer um pouco pesado a primeiro momento, mas se pararmos um pouco para pensar percebemos que isso é uma grande verdade.

Vamos observar alguns fatos na nossa sociedade:

Grande parte da população acredita em um Deus, Deus esse que é bondoso, amoroso e que ama e cuida de todos e quem muitos filhos, porém poucas são as pessoas que buscam agradar a Deus com suas vidas, que buscam fazer o que sua palavra diz.

*Agradar ao mundo é mais fácil e prazeroso do que agradar a Deus.

Quando defendemos a palavra de Deus somos chamados de caretas,fanáticos e ultrapassados.

A bíblia ensina que o casamento é um dom de Deus, O mundo diz que casamento é uma instituição falida.

A bíblia diz que o Homem deve ser de uma só mulher e a Mulher de um só homem, O mundo diz que Ninguém é De Ninguém.

Tudo o que a palavra de Deus, ensina, orienta o mundo vem e cria conceitos contrários.

Voltando para o começo da nossa meditação, lembra aquelas pessoas que falam que nem Jesus agradou a todos e por isso elas também não poderiam fazer o mesmo?

Isso me leva a fazer uma reflexão, será que nos quando falamos tal frase estamos deixando de agradar as pessoas por que estamos fazendo a vontade de Deus ao invés da vontade do Mundo?

Será que o mesmo motivo pelo qual as pessoas que não gostaram de Jesus ter vivido de acordo com a vontade de Deus, é o mesmo motivo das pessoas não estarem gostando da nossa postura?

Se a resposta for sim, amém pois Jesus já havia nos alertado, como veremos novamente nesses versículos a seguir:

19

Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

20

Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

21

Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

22

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

23

Quem me odeia odeia também a meu Pai.

O texto é bastante claro quando nos mostra o que Jesus está a nos ensinar, pois quando decidimos estar ao lado de Deus, quando fazemos a decisão de seguir a sua vontade e de viver uma vida de acordo com a sua palavra, naquele mesmo momento estamos decretando guerra contra o mundo e passamos a ser inimigos do mundo e amigos de Deus.

Jesus Cristo nos diz em Mateus 12:30

30

Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

“Aquele que não é por min, é contra min; e quem comigo não ajunta espalha.”

Jesus Cristo é bem claro quando diz que se não estamos do lado de Deus estamos contra ele. Portanto se estamos agradando ao mundo seguindo o curso do mundo, com certeza estamos desagradando a Deus.

Não Há Desculpa

22

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

Repare bem o que diz o versículo 22, Jesus diz “Se eu não tivesse vindo e nem falado tudo isso para vocês, pecados não teriam. Mas, agora não têm desculpa para o seu pecado.”

Jesus nos diz que, se ele não tivesse vindo para a terra falar todas essas coisas, tudo quanto ele nos ensinou, todos os ensinamentos que estão registrados na bíblia. Poderíamos-nos ter uma desculpa, Mas ele veio, falou e deu sua vida por amor a nos, e mesmo assim ainda não vivemos uma vida que agrade a ele, que siga a sua vontade, mesmo que essa vontade seja boa,perfeita e agradável para nossas vidas.

23

Quem me odeia odeia também a meu Pai.

24

Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.

Esses dois versículos completam dizendo, Quem odeia a min. odeia também a meu Pai, Jesus está falando quem não acredita em min. e me nega está negando também a meu Pai, e completa dizendo o que havia dito no versículo 22.

Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, obras essas que nenhum outro fez, não teriam pecado, mas agora não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a min como a meu Pai.

E fica mais uma vez a pergunta, A quem Eu quero agradar? A Deus ou ao Mundo?

Queridos amigos, que nos possamos observar bem a palavra de Deus e entendermos o quanto ela é clara e preciosa para a nossa vida. Que possamos entender que não adianta viver querendo agradar ao mundo as pessoas, pois ao final de tudo, Qual será o proveito?

"Que aproveitaria ao homem ganhar o mundo todo, e perder a sua alma"’ (Marcos 8.36).

Quando decidimos seguir a Cristo, e agradá-lo mesmo sendo bem difícil, mesmo contra o que a sociedade prega, mesmo sendo motivo de piadas e chacotas, você está lá, firme pregando o evangelho e acreditando que maior é o que está em nos do que o que está no mundo com toda certeza, nenhuma das tristezas presentes poderá se comparar com a gloria que esta por vir.

Como é maravilhoso saber que Deus tem preparado algo maravilhoso para nossas vidas, e saber que todo o sofrimento injuria e acusações que possamos receber aqui, não passam de provas que nos faz crescermos e seguirmos avante para o nosso alvo.

Que é o de sermos Testemunhas de Deus.

25

Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

26

¶ Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

27

e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Que a graça e paz do nosso Senhor e Salvador esteja conosco. Amém

Por Natanael Oliveira

Nenhum comentário: