terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O verdadeiro arrependimento

"Estou arrependido" quantas vezes nós já ouvimos ou até mesmo falamos tal frase? E quantas vezes essa frase é tão repetida que chega um momento que acaba não tendo mais relevância?

A palavra arrependimento assim como muitas outras de significados bem mais complexos, tem sido utilizada por muitos de nós de uma maneira banal. Afinal, se analisarmos na essência dessa palavra podemos observar que o arrependimento sincero deve acontecer apenas uma vez.

Mateus Cap 3 vs 1 e 2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,

E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


A pregação de João batista antecede o batismo e ministério de Jesus Cristo, alguns versículos a frente Jesus será batizado e dará inicio ao seu ministério.

João Batista estava alertando as pessoas que era necessário arrependimento pois o reino dos céus estava perto.

Analisando a palavra "arrepender-se" essa palavra no grego vem de, META (depois) e NOEO (pensar) a idéia é de uma mudança de pensamento, ou seja uma mudança que ira influenciar diretamente nos objetivos e ações de uma pessoa.

O arrependimento verdadeiro consiste em uma mudança completa, notória e contínua. Ou seja, estar arrependido verdadeiramente e não mais tornar aos mesmos erros.

Como disse a pouco, muitos de nos temos vulgarizado essa palavra, quando erramos nos mostramos arrependidos, no entanto ao passar do tempo tornamos ao mesmo erro.

Existe um arrependimento necessário para que se receba o reino dos céus, que por sua vez para ter acesso a ele precisamos receber a Jesus Cristo como único e suficiente salvador.

Reconhecer a Cristo como nosso salvador, é também reconhecer que precisamos ser salvos, ou seja estamos condenados por nossos pecados.

Primeiro passo é o reconhecimento da nossa atual situação, que somos seres humanos, falhos e pecadores. Precisamos reconhecer tal situação.

E então vêm o passo do arrependimento, que como aprendemos é a mudança de pensamento,muitas vezes as pessoas não entendem este real significado. Arrependimento não é simplesmente estar arrependido de ter feito algo errado, mas de fato representa uma mudança de pensamento com relação a Deus e a sua importância em nossa vida.

Quando falamos, estou arrependido, devemos estar dizendo, estou mudando meu pensamento com relação ao meu entendimento para com Deus em minha vida.

João batista, alertava aquelas pessoas, mudem de pensamento, arrependam-se pois o reino dos céus está perto. Da mesma forma acontece hoje, muitas pessoas tem ouvido a mesma mensagem que foi dada por João Batista sobre o arrependimento. Muitos não conseguiram compreender e outros fazem força para não entender.

E você? entende a real necessidade de um verdadeiro arrependimento?

O que significa o arrependimento bíblico?

1- Abandono e mudança radical dos velhos caminhos escolhidos e formados sob o domínio de Satánas

2 - Submissão a Deus, com um espírito pronto a aprender

3 - Constante adaptação, cultivando as coisas produzidas pelo Espírito de Deus.

Não existe um novo nascimento, se não houver um verdadeiro arrependimento.



Que Deus, nosso verdadeiro refugio e fortaleza nos abençoe e que sua palavra possa sempre tocar nossos corações. Amém;



"Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus"

Por Natanael Oliveira

Nenhum comentário: