quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A chave para a vitória

Graça e paz queridos leitores, como estamos?

Meu "desabafo" de ontem começou a dar certo. rsrs. Hoje ao abrir minha caixa de emails, tive o prazer de ler um comentário da minha querida amiga Erica Meneses, vulgo "ericazinhaxinha" fico muito feliz com suas palavras e que Deus nos abençoe sempre.


E vamos a nossa mensagem de hoje: A chave para a vitória. (Leiam até o final)


No estudo de ontem, Jesus Cristo foi batizado e após ele ser batizado o espírito santo desceu em forma de pomba e uma voz dos céus lhe disse: "Esse é meu filho amado, em quem me comprazo" Jesus Cristo seguia rigorosamente sua missão aqui na terra.


Hoje, após Jesus Cristo ser batizado ele foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo. Veremos o que aconteceu:


Mateus 4: 1 ao 11


1.Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3.E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6.E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.

7.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

8.Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

9.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10.Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

11.Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.


Todas as vezes que leio está passagem eu penso, quanta ousadia do diabo em querer tentar Jesus Cristo, mas isso serve também para nossa reflexão, se até com Jesus ele tentou também irá fazer isso com cada um de nós.


Através desse texto, poderíamos discorrer acerca de pontos especifico no qual o diabo tentou o Senhor Jesus.


Mas, hoje quero falar sobre outro ponto dessa história, quero falar sobre as "armas" que Jesus usou neste encontro.


O poder da palavra de Deus

Observem que todas as vezes que Jesus falou com o diabo ele citou alguma passagem bíblica. vamos ver novamente.

2.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3.E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Jesus estava com fome, sim ele sentia fome, afinal estava como um homem na terra e tinha todos os sentimentos e necessidades de um ser humano.


Em seguida o tentador se aproxima e lhe diz: "Se tu és o filho de Deus" o diabo veio provocar a Jesus e dessa forma tentava que Jesus fizesse aquilo que ele queria.


Observem a atitude de Jesus Cristo:

4.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.


Jesus Cristo fez uma citação do antigo testamento de uma passagem que se encontra em Deuteronômio.


E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.Deuteronômio 8:3


Mas como o diabo não desiste fácil, ele não iria desistir logo de cara e ele parte para sua segunda tentativa: veremos o que aconteceu.


5.Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6.E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.


O diabo agora muda a estratégia, e utiliza também uma passagem bíblica para tentar Jesus Cristo. Reparem

Porque está escrito: ele faz também uma citação bíblica para "embasar" a sua provocação.

Creio que ele se refere ao salmos 91:11

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Salmos 91:11


A resposta de Jesus: 7.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá;Deuteronômio 6:16

o diabo então parte para sua terceira e última tentativa: (insistente não? se ele fez isso com Jesus imagine conosco?)


8.Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

9.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10.Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

11.Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.


Então o diabo o deixou.

O diabo iria embora como sempre derrotado, pois é assim que ele é, um derrotado.

Amados, como podemos observar Jesus Cristo mais uma vez nos mostra como devemos agir, ele nos ensina que a chave para a vitória está em nossas mãos. É a palavra de Deus. Jesus Cristo foi tentado por três vezes e respondeu a todas dizendo: "Porque está escrito".

A chave para a vitória é a palavra de Deus, que é essa bíblia sagrada que nos deixamos nas gavetas bem guardadas, ou esquecemos no carro. É a palavra que Deus que é chamada de espada.

A chave para a vitória está neste livro que nos apresenta tantas e tantas verdades e ensinamentos de grande utilidade para nossas vidas.


O grande problema é que não temos valorizado esse tesouro que temos a nossa disposição, e temos dado prioridade a outros tipos de leitura e atividades.


Ontem uma colega assistindo ao filme crepúsculo comentou dizendo que estava tendo que explicar toda a história para a sua mãe. E claro para se contar uma história e explica-la, precisamos conhecê-la não é verdade?


E uma leitura de três livros desta saga se torna algo prazeroso e agradável afinal você está ali envolvida com a história acha tudo muito bonito, esquece até das "mensagens" que a história de fato passa. Mas enfim, isto é outro assunto.


O fato é que a mídia, o cinema e inúmeras outras coisas, tem se colocado diante da leitura bíblica, e quando o diabo vem lhe tentar o que acontece?


Imagine-se na mesma situação que Jesus Cristo, frente a frente com o tentador o que você vai falar para ele? Vai contar um romance? Acho que isso não vai adiantar muita coisa.


O fato amados é que precisamos entender a importância da bíblia para as nossas vidas. A leitura e a oração são as armas dos crentes no Senhor Jesus para vencer. E sabemos que as batalhas que enfrentamos são diárias e constantes.


Lembram o que aconteceu antes de Jesus ser tentado? Sim ele foi batizado. E para quem não sabe ou não se recorda, o batista representa a morte para o mundo e uma nova vida ao lado de Cristo.


Quando você é batizado você está dizendo, mundo eu não te quero, e quando você é mergulhado e este é o significado da palavra batismo (mergulhar, imergir.) Você está renascendo para uma NOVA vida ao lado de Cristo, ou seja deveria ser tudo diferente inclusive as suas prioridades.


Logo após Jesus ser batizado, ou seja, imergir em águas simbolicamente dizendo que estava naquele momento nascendo para uma nova vida ao lado de Deus observou o que aconteceu?


O diabo foi tenta-lo e é isso que ele faz, ele busca aqueles que decidem não mais viver de acordo com os desígnios sujos deste mundo, que por sinal é ele quem "impera".


Você, que decidiu viver uma nova vida ao lado de Jesus Cristo, prepare-se para enfrentar momentos de grandes dificuldades e provações, Mas prepare-se também para grandes vitórias.

Jesus Cristo nos ensina a chave da vitória contra as tentações lançadas pelo diabo.


A palavra de Deus, isso mesmo. Que possamos tomar pose dessa verdade e buscarmos a cada dia lermos mais e aprendermos cada vez mais de Deus. E não se contentar em apenas "tiquinhos" da verdade.


Temos ao nosso alcance uma fonte inesgotável que é a palavra de Deus e deixamo-la esquecida vários dias em cima do armário, dentro da gaveta, ou "empoeirada" no meio da sala aberta no salmo 23.


Será que isso agrada a Deus? Imagine você escrever uma carta para alguém que você ama, dizendo para ela como ela deve agir e assim ela será mais feliz. E essa pessoa pega essa carta e guarda e nunca termina de ler? Pois é, com Deus fazemos mais ou menos assim.


Que em 2011, ou melhor, que a partir de hoje. Todos nos possamos colocar isso como um compromisso diante de Deus, aprendermos mais de quem realmente vale a pena aprender.


Dedicar mais tempo às coisas de Deus, ao invés das coisas desse mundo. Lembram o que aconteceu após Jesus ter sido tentado?

11.Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

Eis que chegaram os anjos, e o serviram. Olha que benção, após ter enfrentado momentos de tentação e ter sido aprovado, olha o que veio depois.

Isso também pode e deve acontecer conosco.

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.Tiago 4:7

Que Deus nos abençoe grandemente, amém e amém.

"Não existe nada melhor do que ser amigo de Deus"

Por:Natanael Oliveira

Nenhum comentário: