terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A Atitude da Gratidão


Sabe quando você ajuda a alguém, mesmo “teoricamente” não tendo nenhuma obrigação, e você vai lá ajuda com todo o cuidado e a pessoa nem para agradecer? Age como se você não tivesse feito mais que a sua obrigação? Chato né? Pois é. Muitas vezes fazemos isso com Deus.

Hoje quero falar sobre uma atitude que todos deveríamos ter diariamente e a todo o momento, Mas, como somos humanos falhos temos diariamente feito tudo ao contrário.

Já prestaram atenção em como nos reclamamos da vida? “Ô Emprego esse que eu tenho”, “Ô Comida ruim essa”. “Ô namorado (a) esse que eu tenho” (tá vai, existem coisas que precisamos “reclamar”, afinal se ficarmos sempre calados, como saber quando as coisas não vão bem?)

Quando falo “reclamar” me refiro ao ato de questionar, argumentar buscando melhorias. Então entramos de fato em nosso estudo. O que gostaria de trazer para nós em especifico é referente às nossas insatisfações mais complexas.

Sr e Sra Reclamação

Quantas pessoas você conhece que podemos chamar assim? De Senhor e Senhora Reclamação. Sabe quando você chega em algum restaurante por exemplo e aquela pessoa senta, e ao passar alguns minutos sem ser atendida já começa a procurar o gerente? (Olha eu quero fazer uma reclamação!!!)

Existem pessoas que não podem ver uma caixinha de reclamação que correm para escrever, e inventam alguma coisa só para poder reclamar, ficam procurando. O pior que é sério mesmo.

Existem “os Senhores e Senhoras Reclamação” por natureza, que sentem um prazer absurdo em reclamar da vida, das pessoas e assim por diante.

Como disse no começo, é claro que nem sempre devemos ficar calados, vão existir inúmeras situações em que precisaremos buscar nossos direitos como também melhorias. Mas vamos lá, muita gente exagera.

O fato amados amigos leitores é que temos tantos motivos para agradecer, que a nossa tolerância com relação a certas cosias da vida deveria e deve ser bem maior. Às vezes, coisas mínimas nos fazem ficar frustrados e reclamando o tempo todo, e o que é pior contagiando sua reclamação para outras pessoas. Fazendo assim novos Senhores e Senhoras reclamação.

Não seja Ingrato

Desenvolva a atitude da gratidão

Todos nos temos sonhos, e isso é algo normal e saudável. No entanto, somos muito influenciados com o mundo e todos os seus encantos, que nos dizem que para sermos pessoas realizadas e bem sucedidas precisamos disso e aquilo. E a falta dessas coisas nos torna pessoas ingratas com o que temos.

A Felicidade custa caro

Como é caro ser feliz não é verdade? Algumas pessoas dizem assim: Eu não quero muita coisa, só uma casa boa um carro zero, e um guarda roupa bacana. Pronto estarei feliz.

Já viram quanto custa uma casa nova hoje em dia? (Pois é.)

A felicidade não deve estar nos bens.

Essa frase pode até ser um clichê, mas se todos nós aplicássemos isso em nossas vidas com toda certeza seriamos bem mais felizes. E a proposito a felicidade não se compra. Se isso fosse verdade, ricos não cometeriam suicídio. #fato

Leitura Bíblica: Lucas 17: 11 ao 19 (Leiam com atenção)

11.De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia.

12.Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,

13.que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!

14.Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

15.Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,

16.e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.

17.Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?

18.Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

19.E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

Observem bem essa historia em cada detalhe:

Primeiro vamos entender o que estava acontecendo:

Jesus estava a caminho de Jerusalém, e passando em meio a Samaria e Galileia, ao entrar na aldeia saíram dez leprosos ao seu encontro.

Os leprosos eram pessoas consideradas como pessoas sujas, e por este motivo elas viviam em aldeias afastadas da cidade. Eles viviam isolados e tratados como escoria da sociedade.

Observem o versículo 13

“que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!”

Aqueles homens, de longe. Começam a gritar pedindo que Jesus se compadecesse deles.

Jesus então atende ao pedido deles.

14.Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

Jesus lhe diz, vão e se apresentem aos sacerdotes.

O sacerdote era a pessoa que avaliava a condição da doença daquelas pessoas, e era quem poderia libera-los para então voltarem a suas vidas como antes.

Aqueles homens prontamente obedeceram e enquanto estavam a caminho dos sacerdotes foram curados.

Imagine a alegria daqueles homens, ora veja só. Você está vivendo isolado, tratado como sujo e vivendo a margem da sociedade. E agora você se vê limpo, e voltando ao convívio social.

Aqueles homens devem ter ficado bastante alegres, e com toda certeza agradecidos não é verdade?

Agora vamos observar o que aconteceu logo em seguida:

15.Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,

16.e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.

Apenas um voltou.

Repare bem no versículo 15, um dos dez. Vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz.

Apenas um isso mesmo. Apenas um, voltou para agradecer e dar glória a Deus. Os outros nem se quer se deram o trabalho de retornarem para agradecer.

16.e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.

O Médico e Evangelista Lucas, nos informa que aquele homem era estrangeiro, ou seja, era samaritano.

A atitude da Gratidão, só é possível com fé.

17.Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?

18.Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

19.E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou

Jesus Cristo, vendo aquele homem lhe pergunta: Onde estão os nove? Não era ao todo dez?

Não houve outro que voltasse para agradecer se não este estrangeiro?

Repare que por duas vezes, é dito que aquele homem que voltou para agradecer era estrangeiro. A ênfase nessa informação destaca algo interessante.

Acredito que aqueles homens, que não eram estrangeiros deveriam ficar tão gratos, pois voltariam curados para casa. Mas, isso de fato não aconteceu.

Por outro lado, aquele homem que outrora estava leproso e agora estava curado e limpo. Iria receber um milagre bem maior, que é o milagre da salvação. Estava ele, com o rosto no chão agradecendo e louvando e Jesus lhe disse:

19.E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou

Aquele homem, antes doente e isolado agora estava curado e salvo eternamente. Ele não se contentou com a cura física ele queria mais de Deus e recebeu a salvação.

Jesus lhe disse a tua fé te salvou.

Amigos agora pensem um pouco em sua vida. Pense agora em todos os milagres que Deus já fez por você por sua família. Quantos motivos você tem para agradecer.

Agradecer por sua saúde, por sua casa, sua cama, pela comida que você tem todos os dias, agradecer por tantas coisas que temos e não valorizamos.

Muitas vezes só abrimos nossa boca para reclamar, quando deveríamos fazer como esse homem que não teve nem seu nome citado, mas nos deu um grande exemplo de gratidão.

Jesus Cristo te convida para um caminho limpo, um caminho puro. Devemos-nos entender que nos também somos leprosos e sujos. E que nossa condição nos impede de nos aproximarmos de Deus.

Lembram que os leprosos gritaram de longe? Eles não podiam se aproximar de Jesus. Porém aquele homem depois de curado ele foi para próximo de Jesus e se prostrou aos seus pés.

Jesus nos convida para vivermos uma nova vida, uma vida que não segue o curso sujo desse mundo, com suas ideias falsas e enganadoras. Onde buscam desmentir tudo que a palavra de Deus nos ensina.

Precisamos exercer a atitude da gratidão, agradecendo a Deus por todas as maravilhas que ele fez, faz e fará ainda mais na vida de cada um de nós.

Deus é maravilhoso, e tem algo maravilhoso reservado para cada um de nós. O problema é que como aqueles 9 que não voltaram para agradecer e perderam a chance, assim temos feito.

Pedimos, clamamos. E quando recebemos não voltamos para agradecer. E lembre-se o maior milagre e a maior cura é a da salvação. Quando aceitamos a Jesus Cristo, como único e suficiente salvador de nossas vidas.

Que a palavra de Deus possa tocar nossos corações, que Deus abençoe a todos. Amém.

Por: Natanael Oliveira

Nenhum comentário: