segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O chamado de Jesus

Graça e paz abençoados, mais uma vez, feliz ano novo!

Que esse ano seja de muitas bênçãos na vida de cada um de vocês.


No capítulo 4 de Mateus, após ter sido tentato por satanás Jesus estava na cidade de Cafarnaum nos confins de Zebulom e Naftali para que se cumprisse o que havia dito o profeta Isaías. Ele partiu para esta cidade após ter ouvido que João havia sido preso. Jesus por sua vez, anunciava a mensagem de arrependimento para aquelas pessoas.

Vs 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus

Convido a todos para juntos fazermos uma leitura que se encontra no Evangelho de Mateus Capítulo 4 Vs 18 ao 24.

Nessa leitura vamos acompanhar Jesus escolhendo seus discípulos, e observar alguns pontos específicos.


E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;

E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.


Quero chamar a atenção para dois pontos em especial, primeiro observem que quando Jesus avistou aqueles homens Simão chamado Pedro e André, eles estava trabalhando e a bíblia nos mostra que eles eram pescadores.

Jesus então faz um chamado para aqueles homens, se utilizando da própria profissão deles como metáfora, Jesus então convida: Venha após mim que eu vos farei "pescadores de homens".

O texto é bem claro quando diz que eles LOGO deixaram as redes e o seguiram.

Pouco mais a frente, Jesus encontra Tiago e seu irmão João trabalhando juntamente com o pai deles, consertando as redes.

Observem bem este versículo: E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

Jesus faz o chamado para aqueles homens, reparem bem na seqüencia de informações que este texto nos dá.

Reparem que imediatamente, eles deixaram o barco e seu pai. Aqueles homens ao receberem o chamado de Jesus Cristo prontamente aceitaram e deixaram tudo para trás naquele mesmo instante, e foram seguir a Jesus.

Em seguida Jesus começa a pregar e realizar curas em toda aquela região e sua fama só aumentava.

Jesus chamou homens ocupados

Observem no texto que acabamos de ler, que aqueles homens, todos eles, estavam trabalhando ou seja todos estavam ocupados. Muitas vezes nos estamos muito "ocupados" para as coisas de Deus e deixamos sempre para último plano a obra do Senhor, neste texto temos um claro exemplo de como devemos reagir ao chamado de Deus em nossas vidas.

Aqueles homens deixaram imediatamente tudo e seguiram a Jesus, a bíblia nos mostra que "Logo" e "imediatamente" aqueles homens ouviram o seu chamado e tomaram uma atitude.

O chamado de Jesus requer uma decisão

Imagine você, estar há vários anos acostumado com um estilo de vida, com seu trabalho com sua rotina e de repente você muda radicalmente de vida? Pois bem, é isso que acontece quando aceitamos o chamado de Jesus. Aqueles homens tinham suas rotinas, suas responsabilidades e assim que Jesus os chamou ele decidiram aceitar e mudar.

No vs 22 diz: "Deixaram o barco e seu pai" Aqui temos duas informações, que aqueles homens deixaram não somente aquele trabalho, como também abriram mão do convívio com seu pai. Eles foram atrás de Jesus sem se importar com mais nada.

Muitas vezes a nossa decisão de seguir a Jesus e viver uma nova vida ao lado dele, pode ser contrário ao pensamento de nossos pais, familiares e amigos. Mas devemos entender que Jesus é o único caminho a verdade e a vida.

E somente ele pode realmente mudar o curso de nossas vidas. Não importa se as pessoas dizem que nós não devemos seguir a Jesus, quando ele nos chama devemos estar decididos a seguir em frente nessa caminhada independente de qualquer coisa.

Portanto, que fique essa mensagem em nossas vidas, Jesus não chama nenhum desocupado se hoje você vive uma vida muito agitada, não deixe de dedicar seu tempo para Deus, ele com toda a certeza merece esse tempo. Não deixe que as ocupações desse mundo lhe afastem de Deus.

E que possamos entender que aceitar o chamado de Jesus é tomar uma decisão muito séria, que vai exigir de nós atitudes. Se hoje você tem vontade de aceitar este chamado, e está preocupado com o que seus amigos vão dizer, ou se seus pais não irão gostar. Não tenha medo confie em Deus e siga adiante.

E aos que já aceitaram o chamado, que possamos ver nesta história se realmente estamos tendo esta mesma atitude de imediatamente deixar tudo e seguir Jesus, ou se estamos querendo viver lá e cá apresentando a Deus somente uma pequena porção de nossas vidas.

Que possamos pensar sobre isso.

"Não Existe nada melhor do que ser amigo de Deus"

Por: Natanael Oliveira

Nenhum comentário: