sábado, 20 de março de 2010

Do que adianta ter Tudo?

Desde quando somos criancinhas aprendemos que para ser alguém na vida é preciso estudar, se formar, consegui um bom emprego ganhar “bem” e ter uma vida estabilizada, casar ter filhos.

Se apresentarmos esse modelo de vida para a atual sociedade, com toda certeza irão rotular como algo ultrapassado, afinal agora faculdade não garante nada a ninguém, o bom agora é ser funcionário publico passar em concurso. Casar já não é mais um destino e sim uma escolha, percebam como tantas coisas foram se modificando ao longo dos anos. (E olha que eu não sou tão velho assim).

Sejam nos anos 80,90 ou em nossa atual realidade , os valores,ensinamentos ou modelo de vida de sucesso que o mundo ensina, está longe dos ensinamentos de Deus.

O texto hoje que vamos meditar se encontra no Livro de Marcos Capitulo 8 versículos 34 até o 38.

34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.


36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

37 Ou, que daria o homem
pelo resgate da sua alma?

38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se en
vergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Convido vocês à nesse momento pararem um pouco para pensar e refletir um pouco,tente voltar para a infância de vocês, tentem lembrar de como eram as coisas naquela época.

E então? Mudou muita coisa não é mesmo?

O que eu quero dizer a vocês é exatamente isso, ano após ano muita coisa muda em nossa vida, muitas pessoas aparecem, outras nunca mais vemos, enfim, continuamos a viver a nossa vida “lutando” para nela vencer.

Algumas semanas atrás falamos sobre o tema a quem nos devemos agradar, e vimos como é fácil agradar o mundo, hoje podemos ver como é fácil aceitar o que ele impõe em nossas vidas. Precisamos agora responder a uma pergunta: Como iremos viver nossa vida?

Estamos com duas realidades a nossa frente, uma delas ensina que devemos lutar, buscar, sermos fortes e insistirmos que assim iremos conseguir vencer na vida e conquistarmos tudo o que mais desejamos, todas as riquezas o conforto, uma conquista de tudo que um dia nos desejamos e assim podemos ser vistos como pessoas que venceram na vida, foram muito ricas e conquistaram o mundo.

A outra realidade é totalmente diferente, nos ensina que ao invés de lutarmos com todas as forças, devemos entregar tudo nas mãos de Deus, nos ensina que ao invés de irmos em busca dos desejos dos nossos corações, devemos buscar a vontade de Deus para nossas vidas.

VS: 34

34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

Jesus nos ensina a negarmos a nos mesmos e seguirmos a ele, Jesus nos mostra que é melhor para nossas vidas recusarmos os nossos desejos humanos e pecaminosos e aceitarmos a sua santa vontade. E nos mostra que quando decidimos fazer isso, tomamos conosco nossa cruz e assim o seguimos.

35 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Observem a matemática de Deus como é diferente da matemática dos homens, Deus ensina que quando perdemos estamos ganhando. No entanto precisamos entender bem o que devemos perder e o que estamos ganhando.

Quando Jesus nos fala que temos que perder nossa vida, para só assim salva-lá, ele nos diz que se abrirmos mão de nossos desejos, de seguirmos o modelo de vida do mundo e buscarmos a vontade Dele estaremos salvos.

E ele completa dizendo “mas, a qualquer que perder a sua vida por amor de mim. e do evangelho, essa a salvará.

Jesus nos faz promessas tão maravilhosas nesses versículos, primeiro ele nos mostra como devemos segui-lo, em seguida ele nos fala que quando decidimos segui-lo iremos carregar uma cruz, cruz essa que ele nos dá força para carregar.

No versículo seguinte ele nos faz a promessa; “Qualquer que perder a vida por amor de mim e do evangelho esse a salvará. Jesus nos diz que quando deixamos de seguir os instintos humanos e buscamos viver segundo sua palavra somos salvos.

Reparem agora no que Jesus fala para as pessoas que decidem viver o Modelo de vida ensinado pelo mundo. O modelo em que só é feliz quem tem muito dinheiro, muitas riquezas viaja por todo o mundo e conquista muitas riquezas aproveitando tudo do bom e do melhor da vida.

36 Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

Pois o que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

Observem que contraste apresentado novamente só que agora visto de outra perspectiva.

A pouco vimos que aquele que abre mão dos seus desejos e segui a Cristo estará salvo.

E agora vemos o contrario aquele que ganhou tudo, agora está perdendo a sua alma.

37 Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?

O que poderia o homem fazer para resgatar a sua alma? Por acaso é possível comprar a salvação? Por acaso é possível comprar um apartamento no céu? Não!. Dinheiro nenhum pode dar ao homem o que somente a fé verdadeira pode dar, que é a salvação.

Vivemos em um mundo capitalista ao extremo onde a busca incansável pelo sucesso, fama e dinheiro faz com que homens e mulheres passem toda a vida dando toda a sua saúde em busca dessa conquista, e quando chegam no final da vida, não fizeram absolutamente nada.

Cristo nos ensina, que na vida não adianta nada ter tudo e não ter a Deus.

TUDO SEM DEUS É NADA!

NADA COM DEUS É TUDO!

Que possamos meditar na palavra de Deus e em seus ensinamentos e lembrarmos todos os dias de tudo que ele nos ensina e de todas as verdades que nos são apresentadas para que possamos viver uma vida correta e verdadeiramente feliz, uma vida que dinheiro nenhum poderá comprar.

Para Reflexão

Passos para Salvação

Negue- a si mesmo
Siga a Jesus
Tome sua Cruz
Ame o Evangelho
Seja Salvo

Passos para Condenação

Negue a Cristo
Siga seu Coração
Carregue seu Fardo
Conquiste todas as Riquezas
Perca sua Alma.

Faça sua Escolha.

38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

http://www.youtube.com/watch?v=KJoSv6jGl9g

Que a palavra de Deus possa tocar nossos corações todos os dias. Amém

Por Natanael Oliveira

Nenhum comentário: